A acessibilidade nas construções é um assunto extremamente importante, afinal as alterações nos cômodos permitem que pessoas com deficiência, aqueles que contam com mobilidade reduzida, e idosos, consigam ter mais independência em casa e nos ambientes públicos. Uma das principais mudanças a serem realizadas, é a adequação do banheiro para deficiente.
Algumas orientações devem ser seguidas, como: portas mais largas, piso nivelado e sem degraus, área confortável que permita o cadeirante manobrar sua cadeira de rodas, barras de apoio, etc.
Veja abaixo 3 dicas que podem ajudar muito a manter a autonomia de pessoas com dificuldade motora.
– Área do Box: a área do box precisa contar com piso e proteção antiderrapante e a largura mínima mais recomendada é 90cm. O assento para banho deve ser fixo, e será preciso instalar corrimão lateral, suporte ou barras de apoio em alturas variáveis.
A saboneteira para sabão líquido deve ter uma altura média de 1,2m e o fechamento do box precisa ser de material inquebrável e firme, com sistemas de porta de correr. As torneiras, que devem ser de fácil manuseio, como a monocomando. Uma solução mais simples é investir na cortina de plástico. O chuveiro deve ser regulável, formado por uma barra horizontal (apoio da mão) e outra vertical com uma ducha manual que sobe e desce conforme a necessidade do usuário.
– Pias: o recomendado é que a pia esteja a uma altura de 0,80m do piso, respeitando a altura livre de 0,70m para que o usuário consiga colocar os joelhos. O sifão deve ser flexível, correndo pela lateral. As torneiras precisam ser de fácil manuseio (meia volta, alavanca, monocomando ou célula fotoelétrica) e devem ficar a uma distância de 0,50m em relação à face externa frontal.
– Vaso sanitário: altura média entre 48 cm a 50 cm, a bacia deve ser instalada já com a altura correta, a descarga pode ser simples, caixa acoplada ou descarga por botão. A ducha higiênica manual deve ficar a uma altura de 45cm do piso, com sabonete líquido próximo. A papeleira externa precisa ser de fácil acesso e com altura média de 45 cm do piso; as barras de apoio devem estar posicionadas acima do tampo do vaso, com altura de 30cm.