Como lidar com o diagnóstico do meu filho?

“Quando ele vai falar?”, “Isso será para sempre?” ou “Será que ele vai sofrer?” Você já se perguntou isso? Se sim, fique tranquilo! Como pai ou mãe, é normal ficar cheio de dúvidas. Sabendo disso, nós da #Neuropedia separamos 3 passos importantes para te ajudar a lidar melhor com o diagnóstico do seu filho:

1 – Entenda: O primeiro passo importante é aceitar que ele precisará de cuidados específicos, mas que não há nada de errado com ele – nem com você! Entender e respeitar as limitações da criança é a melhor forma de cuidar bem dela e oferecer mais qualidade de vida. Por isso, pesquise, estude, converse com outros pais e se envolva com os terapeutas, para conhecer melhor a situação do seu pequeno e poder sempre ajudá-lo.

2 – Enxergue o seu filho além da deficiência: Cada criança tem a sua forma particular de ser. Então, pense: o que o seu filho tem de único e especial? Pode ser o melhor abraço do mundo, o sorriso que muda o seu dia, um ‘Eu Te Amo’ que ele ainda não sabe falar, mas demonstra como ninguém. Valorize o seu pequeno como ele 

3 – Planeje outra vez: Sabemos que você fez vários planos para o seu filho, desde a gestação. E você não precisa desistir deles, apenas adaptá-los. Ressignifique os objetivos pensando nele e em você. Juntos, vocês podem construir uma história única, com muitos desafios, mas também cheia de conquistas.

E não se esqueça: você pode contar conosco para cuidar do seu bem mais precioso!