A disfunção de integração sensorial, ou DIS, é uma desordem na qual a informação sensorial não é integrada ou organizada de modo adequado no cérebro. Ou seja, a informação do meio externo é recebida, porém por não ser interpretada adequadamente, levando a uma resposta inapropriada.
Crianças com DIS podem enfrentar certas dificuldades em suas atividades (brincadeiras, na escola, em atividades sociais e no autocuidado). Por apresentarem respostas que são consideradas inadequadas, podem ser vistas como crianças tímidas, enjoadas, bagunceiras, hiperativas, “frescas”, sistemáticas, e até mesmo preguiçosas. No entanto, é importante prestar atenção a esses e outros sinais que crianças com DIS costumam apresentar.
✔ Recusam-se a tocar texturas diferentes (como grama, areia, tinta, cola etc.);
✔ Possuem dificuldade em ficar sentadas, e quando sentam apoiam a cabeça como se estivessem cansadas;
✔ Parecem desajeitadas e com pouca habilidade para jogos de montar/encaixar;
✔ Evitam atividades motoras novas;
✔ São consideradas lentas;
✔ Dificuldade para utilizar a tesoura;
✔ Comem lápis e borracha, e mastigam mechas de cabelo;
✔ Escrevem forte ou fraco demais.
🔺 Para conseguir um diagnóstico mais completo e saber mais sobre o nível e o quanto isso afeta de fato a criança, é necessário realizar uma consulta com um especialista para que seja feito um acompanhamento adequado.
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