Benefícios da terapia ABA para pessoas com autismo

A Análise do Comportamento Aplicada – ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês), é uma abordagem da psicologia que é usada para a compreensão do comportamento humano. A técnica vem sendo amplamente utilizada e ganhou força no atendimento para pessoas com autismo, cujo resultado é bastante eficaz. O objetivo da terapia é ampliar o comportamento e aumentar a autonomia das crianças e dos adultos com autismo, a fim de melhorar a interação familiar, social e aprimorar o desenvolvimento das atividades do dia a dia.

As habilidades a serem desenvolvidas e ensinadas durante a terapia depende das características e necessidades de cada criança e/ou adulto. Para executar o tratamento, é fundamental avaliar os pacientes de maneira personalizada, traçar os objetivos e, claro, elaborar programas específicos de ensino.

No tratamento ABA, o indivíduo trabalha diversas habilidades, como o comportamento social, comunicação, contato visual e escrita, além de desenvolver a leitura, o autocuidado e demais rotinas específicas do cotidiano. Outro ponto positivo e realizado na terapia, é o uso de estratégias para evitar o comportamento violento do paciente. O método é indicado também para casos de distúrbios e síndromes que causam um relativo impacto na cognição do paciente.

O benefício do método ABA não está somente na vida familiar da pessoa com autismo, mas também em todos os outros pontos, como na escola e na interação social. Estes resultados são frutos do tratamento e do acompanhamento comportamental da criança ou adulto. As intervenções da terapia proporcionam ao autista mais autonomia para desenvolver atividades do dia a dia.

A participação da família durante a fase de avaliação, diagnóstico e tratamento também é fundamental para o desenvolvimento do paciente. Na terapia, os pais aprendem a identificar o comportamento e também como estimular os seus filhos em casa. Por isso, a importância do acompanhamento familiar.

Estudos apontam que 80% dos casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam boa evolução com o método ABA, uma vez que o tratamento visa proporcionar qualidade de vida para o paciente. Mas, é importante ressaltar que cada indivíduo recebe um tratamento diferente, afinal, nenhum paciente é igual. Por isso, a importância do acompanhamento com um profissional da área.