O torcicolo congênito é uma alteração física em que o bebê nasce com o pescoço virado para o lado, e resulta em limitações de movimento. Apesar de ter cura, o mais indicado é que o tratamento seja diário com fisioterapia e osteopatia, e a cirurgia só é indicada em casos em que a criança, ao atingir 1 ano de idade, não tenha alcançado nenhum sinal de melhora.
Alguns sinais como manter a cabeça inclinada em apenas uma direção e dificuldades para movê-la podem indicar que algo está errado. É preciso estar atento aos movimentos da criança e suas dificuldades para que não haja negligências, pois ao abordar o tratamento precocemente, o bebê poderá se desenvolver simetricamente, sem consequências motoras.
Além do fisioterapeuta, é fundamental que os pais ou cuidadores do bebê, saibam como realizar alguns exercícios em casa para que haja um maior efeito. Essa prática do dia a dia deve ser passada pelo próprio profissional, com intuito de complementar o tratamento.
É importante manter uma boa comunicação para que haja um bom desenvolvimento do processo, e caso tenha dúvidas é ele quem poderá te auxiliar.