Disfunção de integração sensorial

A disfunção de integração sensorial, ou DIS, é uma desordem na qual a informação sensorial não é integrada ou organizada de modo adequado no cérebro. Ou seja, a informação do meio externo é recebida, porém por não ser interpretada adequadamente, levando a uma resposta inapropriada.

Crianças com DIS podem enfrentar certas dificuldades em suas atividades (brincadeiras, na escola, em atividades sociais e no autocuidado). Por apresentarem respostas que são consideradas inadequadas, podem ser vistas como crianças tímidas, enjoadas, bagunceiras, hiperativas, “frescas”, sistemáticas, e até mesmo preguiçosas. No entanto, é importante prestar atenção a esses e outros sinais que crianças com DIS costumam apresentar.

✔ Recusam-se a tocar texturas diferentes (como grama, areia, tinta, cola etc.);
✔ Possuem dificuldade em ficar sentadas, e quando sentam apoiam a cabeça como se estivessem cansadas;
✔ Parecem desajeitadas e com pouca habilidade para jogos de montar/encaixar;
✔ Evitam atividades motoras novas;
✔ São consideradas lentas;
✔ Dificuldade para utilizar a tesoura;
✔ Comem lápis e borracha, e mastigam mechas de cabelo;
✔ Escrevem forte ou fraco demais.

🔺 Para conseguir um diagnóstico mais completo e saber mais sobre o nível e o quanto isso afeta de fato a criança, é necessário realizar uma consulta com um especialista para que seja feito um acompanhamento adequado.

Entre em contato conosco e saiba mais! 💜

Neuropedia • Autonomia, independência e qualidade de vida para crianças e adolescentes.

📞 (61) 98592.9751⠀⠀⠀
📲 [email protected]⠀⠀⠀
🚗 Edifício Office Center – Sala 301/312 – Bloco C – SGAS 915⠀⠀⠀
🖥 neuropedia.com.br