É possível diagnosticar o autismo logo na primeira consulta?

Muitas famílias têm dúvidas sobre a primeira ida ao neuropediatra. Geralmente começa quando os pais percebem comportamentos diferentes nos filhos, às vezes a escola liga para conversar sobre o desempenho e ações da criança. São sinais de que é a hora de marcar uma consulta. Concluímos o diagnóstico do autismo quando podemos documentar todos os sinais exigidos para isso.

O diagnóstico do autismo é clínico e realizado através de uma observação direta do comportamento do paciente e por uma entrevista com os pais ou cuidadores. Alguns sintomas que são característicos dos transtornos do espectro do autismo (TEA) estão presentes antes do terceiro ano de idade, com um diagnóstico possível por volta dos 18 meses. Geralmente os pais começam a se preocupar entre os 12 e 18 meses, conforme não aconteça o desenvolvimento da linguagem.

Portanto, não é sempre que se obtém um diagnóstico na primeira consulta. Existem alguns marcadores biológicos e exames específicos para autismo, mas alguns exames, como o cariótipo com pesquisa de X frágil, o eletroencefalograma (EEG), a ressonância magnética nuclear (RNM), os erros inatos do metabolismo, o teste do pezinho, as sorologias para sífilis, rubéola e toxoplasmose, a audiometria e testes neuropsicológicos podem ser necessários para investigar as causas e doenças associadas.