Síndrome de Down: relato dos primeiros passos de Katarina

Ao nascer, juntamente com a notícia da Síndrome de Down, os pais de Katarina receberam a notícia de um possível diagnóstico de Defeito de Septo Ventricular Total. Encaminhados ao Instituto do coração, tiveram a confirmação. Foram 6 meses de muitas consultas e exames, e por um milagre ela passou pelo procedimento cirúrgico ficando 15 dias na UTI.

Hoje com 1 ano e 9 meses Katarina aprendeu a andar, mais cedo do que geralmente os outros bebês com síndrome de Down começam, espalhando amor e alegria por onde passa.

Ao decorrer desse processo tivemos mais certeza da importância da participação da família no tratamento das crianças!

“Hoje Katarina está com 1 ano e em muito os nossos dias foram mudando, a rotina é outra, bem como as prioridades.
Durante o tratamento com fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional podemos perceber dia após dia a evolução da nossa Katarina, e temos por fundamental a intervenção desses profissionais, pois são eles que podem por meio da ciência conferir aos nossos pequenos qualidade de vida, nos trazendo uma gloriosa sensação de que estamos fazendo o necessário para o futuro delas, para que elas possam ser quem elas quiserem ser.
Uma coisa tenho a dizer, nossa Katarina foi o melhor presente de Deus em nossas vidas e somos gratos a Ele por termos sido agraciados com essa missão que Ele tem nos capacitado dia após dia a cumpri-la”.

 

Confira abaixo os primeiros passos da nossa pequena.